Através de nosso balcão virtual, sinta-se como se estivesse em nossa loja, com um técnico aquarista à seu dispor para te atender. O balcão virtual conta com tópicos básicos de situações, dúvidas ou problemas relacionados ao seu aquário, lago ou ao seus habitantes. Através desses tópicos você ira conseguir usufruir do que há de melhor em produtos e solucionar suas dúvidas e problemas.
TÓPICOS BÁSICOS
VOU VIAJAR, O QUE FAZER?
Vai apenas ausentar o final de semana? Ou uma viagem mais longa e demorada ? Não se preocupe, temos tudo para você viajar tranquilo!!
Alimentação, iluminação, reposição d’agua, reposição de elementos minerais ou traços e quedas de energia elétrica.
1) Alimentação
Alimentadores Automáticos – Permite utilizar a mesma ração que os peixes já estão habituados, no mesmo horário e na mesma quantidade. Não havendo dificuldades de adaptação aos peixes.
Rações de Finais de semana – Em formatos de tabletes ou pastilhas, dissolvem gradativamente liberando pequenas porções de rações.
2) Iluminação
Muito importante! Para a atividade e metabolismo de todos os seres vivos do seu aquário (alimentação, fotossíntese, procriação, etc.) é necessário que se crie um foto período pré-estabelecido de iluminação.
3) Reposição de Elementos Traços ou Minerais
Não deixe que uma viagem faça de seu hobby uma dor de cabeça. Com os dosadores digitais, você pode viajar tranquilo, ou mesmo utilizá-lo diariamente para reposição dos principais elementos de seu aquário seja doce ou marinho.
4) Falta ou Queda de Energia Elétrica
Fator inesperado, mas que pode ocorrer em uma ausência ou viagem. A causa principal de perdas nesses casos é devido a bomba de filtragem parar e sem ela a oxigenação do aquário vai se exaurindo causando terríveis conseqüências em questões de horas.
MANUTENÇÃO E LIMPEZA DO AQUÁRIO
Quem nunca ouviu falar...É bonitinho, mas deve dar trabalhão !!! Isso realmente pode acontecer se o aquarista não tiver as informações necessárias e principalmente os equipamentos adequados. Para executar as manutenções e as limpezas de aquários podemos contar com vários produtos que são verdadeiros aliados, facilitando e tornado mais prazerosa essa missão. É valido salientar a grande importância das manutenções, uma vez que a qualidade da água de seu aquário vai ser um dos fatores predominante para seu sucesso.
1) Testes Básicos para Manutenção
Primeiramente verificar qual espécie de peixes do seu aquário, estudar suas necessidades e características. Devemos sempre monitorar a qualidade da água através dos testes específicos (PH, Amônia, Nitrito, KH e temperatura são os básicos para doces, no marinho podemos acrescentar também a densidade).
- Amônia - Sobras de alimentos, produtos da excreção dos peixes, restos de plantas e peixes mortos são desdobrados em amônia (NH4/NH3) por bactérias heterotróficas. Níveis elevados de amônia provocam estresse nos peixes, com conseqüência, diminuição da resistência imunológica, danos nas brânquias (intoxicações) e destruição das nadadeiras.
- Nitrito - Após o desdobramento dos dejetos por bactérias heterotróficas que geram amônia (NH3/NH4), a decomposição continua, onde a amônia por ação das bactérias Nitrossomonas é oxidada a nitrito (NO2), também extremamente tóxico.
- PH (Potencial do Íon Hidrogênio) - Os estados de acidez ou alcalinidade de uma solução aquosa estão relacionados a uma certa concentração de íons hidrogênio H+, carregados positivamente, interagindo sobre íons hidróxidos OH, carregados negativamente. Através da verificação do potencial do íon hidrogênio, ou apenas PH, é possível se conhecer o estado da água em termos de acidez ou alcalinidade. O PH é quantificado dentro de uma escala numérica que vai de 0 a 14, tendo o 7 como ponto neutro, menor que 7: ácido e maior que 7: alcalino. Convém consultar e identificar o PH ideal de seus peixes, uma vez que este parâmetro pode variar de acordo com a espécie.
- Dureza em Carbonatos / Reserva Alcalina - Dureza em carbonatos ou concentração de carbonatos são sinônimos de alcalinidade ou reserva alcalina. É a capacidade da água em receber prótons (H+), que esta relacionada principalmente à concentração das bases não ionizadas carbonatos e bicarbonatos de cálcio e magnésio. O teste de dureza em carbonatos funciona como um indicador da estabilidade do PH. Ou seja quanto maior o valor de KH, mais estável será oPH do aquário.
- Dureza Total - GH - A concentração de íons metálicos, principalmente Cálcio e Magnésio, confere à água o que se convencionou chamar de dureza da água ou Dureza Total. Outros íons metálicos como ferro, alumínio, manganês e zinco também podem influenciar os valore de dureza total, mas normalmente ocorrem em concentrações insignificantes. Como a maioria de íons de cálcio e magnésio encontram-se na forma de sais de carbonatos e bicarbonatos, com freqüência os valores da dureza se equiparam aos valores de alcalinidade (dureza em carbonatos). Em situações de alta alcalinidade e baixa dureza total, parte dos carbonatos e bicarbonatos está associada aos íons de Sódio e potássio ao invés de cálcio e magnésio. Consultar sempre o ideal para os peixes de seu aquário, uma vez que esse parâmetro pode variar de espécie para espécie.
- Cloro - O cloro utilizado nas águas de abastecimento doméstico é tóxico aos peixes, destruindo o epitélio das brânquias e provocando a morte por asfixia. A água de torneira para ser utilizada nos aquários deve ser sempre tratada com os condicionadores específicos.
- Oxigênio - O oxigênio, encontra-se dissolvido na água em forma de gás, o qual é utilizado pelos organismos que realizam a respiração: peixes, plantas e os microorganismos da filtração biológica. Concentrações reduzidas de oxigênio, diminui a resistência dos peixes a doenças e compromete a filtração biológica. Fatores como temperatura, altitude e salinidade podem influenciar nas concentrações de oxigênio.
2) Condicionadores para tratamento da água
São produtos que tratam a água, retirando elementos ( nocivos como: cloro, cloramina, amônia, nitrito, etc.), corrigindo (paramêtros como: PH, dureza, etc.) ou suplementando (adicionando: bactérias para decomposição de materiais orgânicos, vitaminas e aminoácidos, protetores de mucosas, etc). Esses produtos são extremamente necessários, para que possamos ter uma água de qualidade que possa atender todas as necessidades dos habitantes de nossos aquários. Através desses produtos conseguimos manter um ambiente sadio e nos parâmetros exigidos por nossos peixes. Importante pesquisar sobre as necessidades e parâmetros de seus peixes, uma vez que são diferentes de espécies para espécies.